Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

2012, ANO ELEITORAL: PESQUISAS, CAUTELA E MUITA ÁGUA PRA ROLAR





Recentemente duas pesquisas eleitorais foram realizadas em Forquilha. Uma encomendada pelo grupo político oposicionista liderado pelos pré-candidatos a prefeito, Vereador Anchieta, Dr. Gerlásio, Dr. Clerton e Regis e outra encomendada pelo grupo da situação tendo a frente o Prefeito Edmundo Rodrigues e o seu pré-candidato Otalício.

Os resultados das pesquisas, mesmo tendo sido realizadas por institutos distintos, apresentam semelhanças quanto à preferência do eleitor em relação à sua intenção de voto considerando os pré-candidatos já mencionados. O detalhe é que tanto a oposição como a situação não divulgam esses dados publicamente, visto que a Justiça Eleitoral não autoriza a divulgação das mesmas fora do prazo legal. Outro motivo, certamente, é a cautela de ambas as partes, pois o grupo de oposição têm quatro pré-candidatos e entre eles um acordo: o melhor posicionado nas pesquisas sairá como cabeça de chapa e o segundo melhor será o vice e os outros dois com o apoio. Daí a necessidade que o grupo tem de aguardar um pouco mais para decidir a chapa que irá disputar o paço municipal em outubro deste ano, pois o cenário político hoje poderá mudar ou consolidar o resultado dessa primeira pesquisa.

Já o grupo da situação sabe que o momento não é tão simples quanto muitos pensam. O fato de o atual prefeito ter sido eleito e reeleito e apresentar boa aceitação entre os munícipes, não significa dizer que seus candidatos a prefeito e vice terão a simpatia e aprovação dos eleitores, pelo menos é o que os resultados das pesquisas inicialmente apontam.

De acordo com as duas pesquisas, um dos candidatos da oposição está tecnicamente empatado com o candidato da situação. As informações foram obtidas por fonte segura, porém não fui autorizado a divulga-las pelo menos por enquanto, mas certamente muitos já sabem desses resultados.

Outras lideranças nesse meio podem fazer a diferença com a ajuda necessária ao grupo que pretende sair vitorioso. O Dr. Abdias que há bem pouco tempo fazia parte do bloco da situação, acreditando que poderia ser o candidato indicado pelo prefeito, hoje se encontra ao lado da Vereadora Jane na oposição não no mesmo bloco dos quatro pré-candidatos, no entanto, sabem que não podem caminhar sozinhos. A decisão de se aliarem ao bloco da oposição e entrar na “briga” para ser cabeça de chapa ou voltar para o grupo da situação não será uma decisão isolada dos dois, contará com a opinião do Deputado Federal Padre Zé, líder do seu partido.

O ex-prefeito José Antônio é outra liderança que também tem seu peso político, restando apenas saber se ele estará com o Otalício ou com o grupo da oposição ou ainda uma terceira opção para os forquilhenses analisarem. O certo no momento é que ainda muita água vai rolar.

Um comentário:

  1. Parabéns pela sobriedade e imparcialidade dos comentários.
    Quem nos dera tivéssemos uma imprensa livre para abordar de forma tão eficiente temas de relevante importância social e política em Forquilha.

    Abraço.

    clerton Costa

    ResponderExcluir